ME ABRACE PATIS

Calendário Escolar

A ESCOLA

"Escola é...
o lugar onde se faz amigos  não se trata só de prédios, salas, quadros,  programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente,  gente que trabalha, que estuda,
que se alegra, se conhece, se estima.   O diretor é gente,
O coordenador é gente, o professor é gente,o aluno é gente,
cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um
se comporte como colega, amigo, irmão.
Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’.
Nada de conviver com as pessoas e depois 
descobrir que não tem amizade a ninguém nada de ser como o tijolo que forma a parede,  indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar,  não é só trabalhar,
é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se ‘amarrar nela’!
Ora , é lógico...  numa escola assim vai ser fácil  estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se,  ser feliz."
 (Paulo Freire)
 

  Educação Infantil 2011  - Patis MG

 
 Creche 

Vovó Babita
                                    
                     2011

Culminância do "Projeto    Páscoa"  - 2011



                                                    





ESCOLA ESTADUAL FRANCISCO ANDRADE – Patis - MG



PROJETO: "O CARNAVAL DO BRASIL"

PUBLICO ALVO:  ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Supervisora Pedagógica: Mazinha Alves

Justificativa:
Desde pequenas, as crianças aprendem muito, sobre o mundo, fazendo perguntas e ouvindo  histórias dos seus familiares, amigos até mesmo assistindo TV, vídeos e ou foliando e apreciando revistas e jornais.Vivenciam também experiências e interagem num contexto de: conceitos, gostos e costumes formando suas idéias e conhecimentos sobre o mundo que a cerca.
Embasado nesta realidade, será trabalhado na escola o tema "O Carnaval", de forma integrada  abraçando os interesses das crianças, respeitando suas necessidades, curiosidades e idéias.

Objetivo geral:

Estimular a criança participar dos eventos promovidos pela escola reconhecendo-os  como responsabilidade estudantil, aulas diversificadas e momentos de lazer.

Objetivos Específicos:

* Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;
* Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características;
* Coletar dados sobre o carnaval no Brasil;
* Aprender  a não confundir diversão com confusão;
* Demonstrar interesse curiosidade pelo mundo social e cultural;
* Identificar conflitos nas relações interpessoais e propor soluções para os mesmos;
* Valorizar a busca de informações e o confronto de idéias apresentando respeito mútuo;
* Desenvolver o gosto pela leitura;
* Trabalhar o raciocínio e a memória;
* Desenvolver a linguagem oral e a escrita;
* Desenvolver o gosto por poemas e músicas;
* Desenvolver a percepção e a coordenação motora;
* Estimular o ritmo;
* Despertar e educar a atenção e a observação;
* Proporcionar liberdade de auto-expressão;
* Possibilitar habilidades com as mãos; desenvolver o espírito criador;
* Estabelecer relações de quantidade/cor, quantidade total e formas;
* Trabalhar com seqüência de numeração;
* Desenvolver a percepção usual do número.



 zConteúdos:
* O Carnaval;
* Linguagem oral e escrita;
* O fazer artístico;
* Apreciação musical
* Expressividade
* Equilíbrio e coordenação;
* Número e sistema de numeração.




Recursos: 
*Música
* Poemas;
* Parlendas;
* Painéis;
* Jogos diversos;
* Recorte e colagem;
* Vídeos;
* Cds;
* Fantoches;
* Máscaras;
* Murais informativos;
* Brincadeiras infantis


Estratégias:
* Pesquisa;
* Dança,
* Desenho;
* Pintura;
* Festa de carnaval;
* Brincadeiras infantis;
* Ditado;
* Recorte e colagem;
* Carta enigmática
* Literatura infantil;
* Murais informativos;
* Atividades explorando a escrita
de letras e numerais.

Cronograma: 1 a 2 semanas.

Desenvolvimento das atividades:

O projeto “O carnaval”  pode ser desenvolvido embasado na  história  do Carnaval do Brasil
Para torna-lo interessante, deve-se levar para a sala de aula reportagens e fotos que abordem o assunto. Observando o interesse das crianças pode-se propor para o grupo uma pesquisa como tarefa de casa.
O material que as crianças trouxerem poderá ser apresentado no “momento da rodinha”.(socialização). Todos deverão ter a oportunidade de mostrar sua pesquisa para o grupo e falar sobre ela. Em seguida, poderão confeccionar murais ou cartazes informativos. Estes deverão ser expostos dentro da escola mas em locais de acesso ao público de modo geral, porque despertam a curiosidade e atenção de todos. Os visitantes, os alunos e professores de outros cursos, os pais ou responsáveis pelas crianças,  também param  para ler, observar e comentar sobre as informações contidas nos mesmos.
Além das atividades específicas como: “rodinhas informativas”, “hora de novidades e surpresas”, pesquisas, comentários de gravuras e observações dirigidas, também poderão ser realizadas, com os alunos, atividades relacionadas que auxiliem no esclarecimento e fixação do tema, explorando a comunicação e expressão através de pantomimas, coro falado, poesias, jogos e recreação.Deve-se
explorar também a matemática, com objetivo de desenvolver conceitos matemáticos e cantar músicas de carnaval, pois é possível constatar que a maioria das crianças não conhece as músicas apresentadas, mas todas aprendem com facilidade.Deve-se portanto, realizar momentos divertidos com muita música e dança.

Culminância: Festa Carnavalesca.


Avaliação:
A avaliação será realizada permanentemente, comprometida com o desenvolvimento dos alunos. Será observado o que  sabem fazer, o que pensam a respeito do carnaval e o que é difícil entender, assim como, conhecer mais sobre os interesses que possuem.


Quem só deseja demonstrar que está certo,
termina por agir errado.”(Paulo Coelho)

Patis 14/02/2011

(Elaborado pela Supervisora Mazinha  e professores considerando as prioridades da escola) 


CRECHE MUNICIPAL  VOVÓ BABITA    -   MATERNAL 3 ANOS
PLANEJAMENTO ANUAL 2012.


Professoras: Ana Rita Fernandes Carvalho Silva- Silvia Luzia da Conceição de Freitas
Valdirene Silva dos Santos e Alexsandra Fiúza Queiroz .

IDENTIDADE E AUTONOMIA

 OBJETIVOS GERAIS: - Possibilitar que as crianças construam a sai identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivencia de deferentes situações levando-se em conta a sua capacidade de tomar decisões respeitando regras e valores pessoais e coletivos.

CAPACIDADES:
- Ter uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança, identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades, e agindo de acordo com a imagem do próprio corpo.
- Identificar e enfrentar situações de conflitos utilizando seus recursos pessoais, respeitando as outras crianças e adultos e exigindo reciprocidade.
- Valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração e compartilhando suas vivências.
- Brincar.
- Adotar hábitos de auto-cuidado, valorizando as atitudes relacionadas com a higiene, alimentação, conforto, segurança, proteção do corpo e cuidado com a aparência.
- Identificar e compreender a sua pertinência aos diversos grupos dos quais participam, respeitando suas regras básicas de convívio social e diversidade que os compõem.
- Desenvolver reações sócio-afetivas.
- Expressar seus desejos, sentimentos e vontades, agindo com progressiva autonomia.
- Participar de comemorações importantes para sua convivência social e cultural.

EIXOS TEMATICOS:
- Conhecimento, respeito e utilização de algumas regras elementares de convívio social.
- Identificação progressiva de algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no seu cotidiano em situações de interação.
- Respeito ás características pessoais relacionadas ao gênero etnia, peso, estatura etc.
- Valorização da limpeza e aparência pessoal.
- Respeito e valorização da cultura do seu grupo de origem e de outros grupos.
- Valorização dos cuidados com os materiais de uso e coletivo.
- datas comemorativas.
- Utilização adequada dos sanitários.
- Procedimentos básicos de preservação à acidentes e auto-cuidado.

PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS:
- Desenvolver atividades e brincadeiras que propiciem nas crianças a iniciativa para resolver pequenos problemas do cotidiano, pedindo ajuda se necessário.
- Participação e situações de brincadeira nas quais as crianças escolham os parceiros, os objetos, os temas, o espaço e as personagens.
- Participação de meninos e meninas igualmente em brincadeiras de futebol, casinha, pular corda, etc.
- Participação na realização de pequenas tarefas do cotidiano que envolva ações de cooperação, solidariedade e ajuda na relação com os outros.
- Promover situações em que oportunizem a criança adotar procedimentos relacionados á alimentação e á higiene das mãos, cuidado e limpeza pessoal das várias partes do corpo.
- Brincadeiras e atividades que envolvam procedimentos básicos de prevenção á acidentes e auto-cuidado.
- Auxiliar as crianças para que elas possam aprender a utilizar adequadamente os sanitários.
- Identificação progressiva de algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no seu cotidiano em situações de interação.
- Atividades que estimulem a expressão, manifestações e controle progressivo de suas necessidades, desejos e sentimentos em situações cotidianas.
- Realizar brincadeiras e jogos em que as crianças tenham oportunidade de participações em situações que envolvam a combinação de algumas regras de convivência em grupo e aquelas referentes ao uso dos materiais e espaços, quando isso for pertinente.
- Realizar atividades relacionadas ao tema das datas comemorativas.


MATERIAIS DIDÁTICOS:
- Giz, quadro, papel, tesoura, cola, CD, revistar, jornais, figuras, folhas, lápis, lápis de cor, lápis de cera, massa de modelar, folhas mimeografadas, papel crepom, tinta, o próprio corpo, caderno, etc.

 AVALIAÇÃO
- Realizar uma avaliação diagnostica para detectar o desempenho da criança, através da observação;

 MOVIMENTO

OBJETIVOS   GERAIS - Permitir que as crianças atuem sobre o meio físico, sociais e culturais; expressando seus sentimentos, emoções e pensamentos, conhecendo gradativamente os limites e potencialidades de seu corpo.

CAPACIDADES:
- Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação.
- Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades de seu corpo.
- Controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras para a utilização em jogos, brincadeiras, danças e demais situações.
- Utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc.; para ampliar suas possibilidades de manuseio de diferentes materiais e objetos.
- Apropria-se progressivamente da imagem global de seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos e elementos e desenvolvendo cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo.
- Controlar a motricidade de seu próprio corpo.
- Expressar ritmos por meio dos movimentos de seu corpo
- Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
- deslocar-se com destreza no espaço.
- Perceber igualdades e diferença na manipulação de materiais, explorando suas possibilidades.
- Identificar o valor do colega, criando laços de afetividade nos momentos de brincadeiras e na hora do lanche.


EIXOS TEMATICOS:
- Reconhecimento progressivo do corpo humano.
- Valorização das conquista corporais.
- Percepção das sensações, limites e potencialidades do próprio corpo.
- Valorização das possibilidades estéticas do movimento pelo conhecimento e utilização de diferentes modalidades da dança

 PROCEDIMENTOS METODOLÓGIA
- Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e brincadeiras.
- Percepção de estruturas rítmicas para expressarem-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos.
- Percepção das sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo.
- Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dança, etc., para ampliar gradualmente o conhecimento e controle sobre o corpo e movimento.
- Utilização dos recursos de deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras dos quais participa.
- Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.
- Atividades de coordenação e controle da motricidade gráfica e das habilidades motoras finas, por meio da manipulação de materiais, aperfeiçoando mecanismo de depreensão, encaixe e o traçado.
- Expressão de diferentes posturas corporais, nas quais as crianças experimentem com o corpo noções de equilíbrio, impulso, força, velocidade e direção.

RECURSOS DIDÁTICOS
- Giz, quadro, papel, tesoura, cola, CD, revistas, jornais, figuras, folhas, lápis, lápis de cor, lápis de cera, massa de modelar, folhas mimeografadas, papel crepom, tinta, o próprio corpo, caderno, etc.

AVALIAÇAO
-Realizar avaliação de caráter diagnóstico, mediante observação das atitudes e progressos das crianças.


CRECHE MUNICIPAL  VOVÓ BABITA
EM DE EDUCAÇÃO INFANTIL  GREGÓRIO PEREIRA- 2012
RUA NOSSA SRA APARECIDA S/N-CENTRO- PATIS-MG- CEP. 39425-000-TEL. (38)32398119.

PROJETO CARNAVAL-2012


Publico alvo: Alunos da Educação Infantil
Duração: 01 semana        
Data: 13/02/12à 18/02/2012.
Coordenação: Especialista, Direção, professores e auxiliares.

Apresentação:
        O presente projeto pretende através da realização de uma série de atividades, colocarem as crianças em contato, com uma das tradições brasileira, que é o carnaval, mostrando o verdadeiro significado do mesmo em nosso país.



Justificativa:
Este projeto justifica-se por proporcionar ás crianças o entendimento do verdadeiro significado do carnaval, bem como oportunizá-las a vivenciarem de forma lúdica e prazerosa...

Objetivo Geral: Viabilizar conhecimentos relativos ao carnaval, uma festa popular do nosso país.


Objetivos Específicos:
-Conhecer a história do carnaval e suas respectivas características;
-Reconhecer o carnaval como uma festa popular;
-Valorizar o folclore brasileiro, suas festas e o carnaval como forma de divertimento;
-Identificar fantasias, instrumentos musicais, músicas e ritmos que caracterizam o carnaval brasileiro;
-Apreciar e tomar gosto pelas músicas, danças, mímicas, ritmos e apresentações em eventos sociais;

Conteúdo: Carnaval

Procedimentos Metodológicos:

-Conversa formal sobre carnaval e suas características;
-conversa formal sobre fantasias, escolas de samba e cidades onde o carnaval é importante festa popular e atração turística;
-Confeccionar com as crianças os materiais carnavalescos para enfeitar a sala de aula;
-Confeccionar murais com gravuras sobre o carnaval;
-confeccionar máscaras;
-Ensaiar músicas, mímicas e ritmos carnavalescos;
-Montar uma bandinha musical com instrumentos confeccionados pelos alunos com auxilio do professor;
-Propor desfile com danças e músicas carnavalescas pela avenida da cidade tipo um bloco, uma escola de samba todos fantasiados.
-Brincadeiras



Culminância: 
- Apresentação e desfile dos alunos caracterizados de carnaval pela avenida principal da cidade;
-Danças e músicas carnavalescas na quadra poliesportiva  após o desfile;


Avaliação;
-Realizar uma avaliação de caráter diagnóstico, considerando os avanços das crianças ao longo da execução das atividades, o desempenho, a participação  o progresso no que  for proposto.


OBS: Sugestões de músicas para o professor trabalhar com os alunos:
-“Mamãe eu quero;”
-“Me da um dinheiro aí;”
-“As águas vão rolar;”
-“Deserto do Saara;”
-CDS das marchinhas carnavalescas;








Bibliografia: COLEÇÃO: O DIA- A- DIA DO PROFESSOR- GERUSA RODRIQUES PINTO-REGINA CÉLIA VILLAÃ LIMA- AVENIDA CRISTIANO MACHADO,7626 TEL-(031)433-3322. CEP. 31.810.280. BH- MG .VOLUME  7.




A exemplo da EM 
Joana Ferreira de Barros situada na sede deste município, a EE Francisco Andrade também foi contemplada pelo Programa Travessia,  e passará por reformas inclusive com a construção de uma  Quadra Poliesportiva que atenda satisfatoriamente a demanda atual de recursos físicos da escola. 
Através do prefeito Walmir Morais, os administradores da escola, o Diretor Juliano Aquino, e os Vices diretores, Graziela Bonfim Andrade, Juarez Amadeu Alves e Marla Ruas, se encontraram com a Secretária Estadual de Educação, Ana Lúcia Gazzola, com o objetivo de esclarecer sobre a atual situação da escola e fazer  reivindicações pertinentes.












A Secretária de Educação Ana Lúcia Gazzola,  os  Secretários de Estado, de Desenvolvimento Social, Cássio Soares, de Ciência e Tecnologia, Narcio Rodrigues e o Deputado Estadual Arlen Santiago, participaram do evento de inauguração das  obras do mencionado Programa, e prolongaram  o tempo previsto para permanência em Patis, atendendo assim a prefeitos de cidades vizinhas, Diretores de escolas e outras repartições públicas estaduais, ouvindo relatos e reivindicações dos mesmos.




















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