ME ABRACE PATIS

terça-feira, 10 de abril de 2012

Origem do Coelho da Páscoa

Conhecemos o "Coelho da Páscoa" como símbolo da época de páscoa. O coelho foi, primeiramente, concebido como simbolo da fertilidade na mitologia grega, é atribuido como animal sagrado em relação a deusa Afrodite, deusa do amor dos romanos, como a Ostara. Passamos a chama-lo "Coelho da Páscoa, com o surgimento do termo no norte da Alemanha, há cerca de 100 anos.
No sul do Brasil, conhece-se há mais tempo a lenda dos ovos trazidos pelo coelho da Páscoa. Em suas pesquisas, o catedrático de Medicina de Heidelberg Georg Franck von Franckenau encontrou registros que documentam a lenda. Os mais antigos são de 1678. O hábito teria surgido, segundo Franckenau, há mais de 300 anos na Alsácia (França), no Palatinado e no Alto Reno (Alemanha).
Como os lépidos coelhos e lebres se multiplicam na primavera - a Páscoa cai na primavera no Hemisfério Norte - os padrinhos teriam inventado uma caçada ao coelho, na qual as crianças encontravam os ovos coloridos escondidos nos parques e jardins.
A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em por volta de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.
Há uma lenda que conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos.
No Egito antigo, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade o consideravam o coelho símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa. 
(do CoelhosBlogs)

Nenhum comentário:

Postar um comentário