ME ABRACE PATIS

domingo, 12 de fevereiro de 2012



Penso... logo existo!”    Palavras de muitos.

Conheço de perto a vida de um “trabalhador de sol a sol”, dependente frontal das intempéries da natureza e lutei muito para não ser um deles. Não compartilho nenhum  Site que aborde com exclusividade as questões ambientais. Simplesmente amo, tenho  consciência que sou parte mínima da irmã natureza  que me cerca e me completa.  Por amor   defendo-a como posso e por onde passo.
Considero-me ás vezes, (desculpe a pretensão) uma espécie de "Juca Mulata", versão feminina daquele personagem da poesia de Menotti Del Picchia, “um caboclo do mato”, um sonhador. Declamo e divulgo esta,  outras,  pelos caminhos que trilho desde a mais tenra infância e, á medida que fui aprendendo ouvir os sons,decifrar símbolos e  me encantar com o belo.  Morei alguns anos em São Paulo,  a mais linda e acolhedora cidade da minha juventude  pobre, sem qualificação profissional. Sonhei anos a fio,  com o dia do retorno ás minhas origens.  Aqui  não conto com o conforto e os melhores salários de lá, mas lá eu não contava com a qualidade de vida, os amores, a poesia e a paz que "encontro eu cá". Faz-se imprescindível no entanto, a toda humanidade,    acompanhar as novas tecnologias tendo em vista o desenvolvimento escalonar que vai desde o “status” pessoal, até o famigerado socioeconômico global. Minha  inquietação no entanto reside, nas alternativas  de sobrevivência do homem, em meio  ás riquezas construídas por si, aproveitando e excedendo a essência que lhe foi concedida  por Deus. O que lhe adiantará o diamante e ouro se lhe faltar o carvão? De que vale o petróleo se não houver água? Como será a vida de reis e  rainhas dentro dos riquíssimos  castelos, transformados em moderníssimos arranhas céus assombrados pela fúria da natureza? Como serão as árvores, os jardins,as flores,? Haverá  pássaros, música...  como  serão as chuvas e os dias de sol, como serão as vestimentas do corpo exigidas pelas temperatura de cada estação do ano? Haverá alguma diferença entre  as estações do ano? Somos nós a mais perfeita criação do  Universo conhecido, o centro de tudo que existe? Nesse caso tudo existe  para atender as nossas
necessidades, de “ser vivo”?
Ah! Ostentamos com orgulho o troféu de “ser vivo inteligente”.
Será que fomos feitos  no entanto, para nos comportarmos como “Ser Superior” aos nossos infinitos irmãos, filhos ocupantes do mesmo mundo? Somos tão frágeis!  tão passageiros!
Uma criança que nasce hoje, estará com 38 aninhos lá pela metade  deste século.
Para mim,  e para muitos da minha geração, falar em 20, 30 ou 40 anos atrás não faz grande diferença. Ainda somos muitos e com certeza não nos esquecemos: Copa do Mundo no México em 1970: “90 milhões em ação... pra gente frente Basil...”     Como será o mundo de 2050?
Marina Gomes  -12/02/2012

"...Patiense, com muito orgulho:"
 Em "tc"   com o meu amigo, Ilmo Engenheiro, Cronista,  ("filho ausente" de Patis), J Reis Rocha: 
Eu: "A máquina de triturar planetas" é uma mensagem fabulosa
se o homem se preocupasse com o futuro será que este planeta não
estaria mais conservado hoje? haveria progresso sem o petróleo?
O que o Sr engenheiro pensa?
J Reis Rocha:
-"A maioria deles pensa como engenheiro...
Uma visão holística é o de que se precisa.
Construir uma ponte é fácil. Deveríamos pensar mais além: "mas aqui precisa mesmo de uma ponte?"
Reurbanizar a favela tem sido sinônimo de "tira essa
gente daqui... ", "mas essa gente quer a mudança?", "essa gente tem outras prioridades?", "são os classe média que estão incomodados com essa proximidade?"... e por aí vai. É o que devia se perguntar antes de chegarem as decisões da justiça, os tratores, os políticos etc. A própria madame que detesta os pereirões como na novela.
Quando o homem deliberou ser igual a Deus, mesmo que o gênesis seja apenas uma bela metáfora, começamos a sofrer sem a tal luz no fim do túnel... Penso (tá vendo?) que a espada na mão do anjo que impede o retorno do homem ao Éden representa a tecnologia. Como o homem vai deixar a facilidade da vida moderna, com seus automóveis, seu desperdício de energia, de comida (mesmo que outros estejam
famintos) seus aviões, seus controles remotos...
então, vem tecnologias mais recentes, filas de indivíduos vazios nas portas das lojas para adquirir o último modelo de celular, de ipads, de sei lá o que...
Fala-se muito em preservar o meio ambiente (a maioria discursos vazios) mas esquece-se de preparar os filhos para um novo mundo... Damos-lhes o que não tivemos, acreditando que o novo mundo é sustentável... Os profetas já foram banidos, dizemos que somos humanos, mas perdemos a parte do "humos", da terra, da "hum ildade" também.
Desculpe, falei muita bobagem. Não foi pra isso que liguei. Aliás, não foi pra nada. Só queria dizer, boa tarde."


    A terra geme com dores de parto...


 A terra geme com dores de parto...
Romanos 8:22
Todas as previsões para a nossa terra não são nada animadoras. Especialistas no assunto já fazem seus cálculos para a destruição total da espécie humana. Já se fala em falta de água “potável” dentro de dez anos. Fome, pestes, terremotos de grande escala, mortandade, irão marcar este século. Futuro duvidoso aos nossos netos e tataranetos. A ciência já está preocupada em onde guardar tanta gente, em caso de um ataque atômico por algum louco fanático, ou em nome de alguma religião, ou algo catastrófico vindo da natureza. Já há uma preocupação em até guardar sementes de todas as espécies para um possível sumiço de alguma espécie devido a alta temperatura, ou mesmo um ataque atômico. Para os governos e a ONU algo terrível está para ocorrer com nosso planeta, por isso, foi inaugurado, no início de 2008, o “cofre do fim do mundo”, que visa abrigar sementes de todas as variedades conhecidas no mundo de plantas com valor alimentício.
Para os cientistas da NASA a data desses acontecimentos, já poderá ser especulada e até marcada em 21/12/2012 onde será marcada pelas piores tormentas solares da história. Já podemos observar nos dias atuais que o clima já não é como a dez anos atrás, nós não podemos mais olhar para uma árvore e esperar frutos, por estar na época. Os especialistas em clima e tempo, quase sempre estão errados sobre suas previsões. De cada três previsões, duas são erradas. Os animais sentem a mudança do clima. O que está acontecendo? Para onde estamos caminhando? A temperatura aqui no sudeste já é a mais alta, de todos os tempos. Segundo matéria da capa do jornal extra 10/02/10 informa:. A cidade do Rio de Janeiro já tem a segunda temperatura mais alta de todo o planeta, até maior que o deserto do Saara*.
Olhando com os olhos humanos e carnais, é um tanto quanto desanimador, assustador e desesperador. A nossa esperança é que a nossa pátria permanente, não é esta daqui. Aguardamos um novo céu e uma nova terra, onde a justiça prevaleça. Porque sabemos que toda a criação, conjuntamente, geme e está com dores de parto até agora;. Romanos 8:23, e não só ela geme, nós gememos por causa da injustiça, nós gememos pelas perseguições, gememos junto com o nosso planeta,mas estamos bem certo que nada poderá fazer que percamos a esperança e nossa fé, pois não enxergamos somente com os olhos humanos, e carnais mais também com os olhos espirituais.
Sabemos que estamos sujeito a passar por tribulações, mas estas tribulações não vão tirar jamais a nossa fé. Eu diria que mesmo a terra em estado terminal, mesmo sabendo que nós (humanidade) estamos caminhando para o fim, tenho por certo, que estaremos salvos em Cristo. Ele promete algo maravilhoso para as nossas vidas, foi uma promessa, então creia e aguarde, pois temos algo preparado para nós nos céus. João 14:1-4.. Há uma morada preparada e permanente onde o caos não nos alcançará, onde toda enfermidade sumirá, onde o Senhor nos promete dos nossos olhos, enxugar todas as lágrimas. Enquanto isto, somos peregrinos e forasteiros em terra estranha, aguardando do alto a nossa pátria.
Para os cientistas (e eles concordam plenamente , neste caso, com a Bíblia) o nosso Planeta está com dores de parto. E, suas previsões do caos, já tem hora e data marcada, e o pior está por vir.
Filipenses 3:20-21 Mas a nossa cidade (Pátria) está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.

*Fonte da alta temperatura - matéria capa Jornal Extra.
10/02/2010

(Josiel Dias, de "Mensagens edificantes para a alma)

Nenhum comentário:

Postar um comentário