ESCOLA ESTADUAL FRANCISCO ANDRADE – Patis - MG
PROJETO: "O CARNAVAL DO BRASIL"
PUBLICO ALVO: ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Supervisora Pedagógica: Mazinha Alves
Justificativa:
Desde pequenas, as crianças aprendem muito, sobre o mundo, fazendo perguntas e ouvindo histórias dos seus familiares, amigos até mesmo assistindo TV, vídeos e ou foliando e apreciando revistas e jornais.Vivenciam também experiências e interagem num contexto de: conceitos, gostos e costumes formando suas idéias e conhecimentos sobre o mundo que a cerca.
Embasado nesta realidade, será trabalhado na escola o tema "O Carnaval", de forma integrada abraçando os interesses das crianças, respeitando suas necessidades, curiosidades e idéias.
Objetivo geral:
Estimular a criança participar dos eventos promovidos pela escola reconhecendo-os como responsabilidade estudantil, aulas diversificadas e momentos de lazer.
Desde pequenas, as crianças aprendem muito, sobre o mundo, fazendo perguntas e ouvindo histórias dos seus familiares, amigos até mesmo assistindo TV, vídeos e ou foliando e apreciando revistas e jornais.Vivenciam também experiências e interagem num contexto de: conceitos, gostos e costumes formando suas idéias e conhecimentos sobre o mundo que a cerca.
Embasado nesta realidade, será trabalhado na escola o tema "O Carnaval", de forma integrada abraçando os interesses das crianças, respeitando suas necessidades, curiosidades e idéias.
Objetivo geral:
Estimular a criança participar dos eventos promovidos pela escola reconhecendo-os como responsabilidade estudantil, aulas diversificadas e momentos de lazer.
Objetivos Específicos:
* Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;
* Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características;
* Coletar dados sobre o carnaval no Brasil;
* Aprender a não confundir diversão com confusão;
* Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;
* Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características;
* Coletar dados sobre o carnaval no Brasil;
* Aprender a não confundir diversão com confusão;
* Demonstrar interesse curiosidade pelo mundo social e
cultural;
* Identificar conflitos nas relações interpessoais e propor
soluções para os mesmos;
* Valorizar a busca de informações e o confronto de idéias
apresentando respeito mútuo;
* Desenvolver o gosto pela leitura;
* Trabalhar o raciocínio e a memória;
* Desenvolver a linguagem oral e a escrita;
* Desenvolver o gosto por poemas e músicas;
* Desenvolver a percepção e a coordenação motora;
* Estimular o ritmo;
* Despertar e educar a atenção e a observação;
* Proporcionar liberdade de auto-expressão;
* Possibilitar habilidades com as mãos; desenvolver o espírito criador;
* Estabelecer relações de quantidade/cor, quantidade total e formas;
* Trabalhar com seqüência de numeração;
* Desenvolver a percepção usual do número.
* Desenvolver o gosto pela leitura;
* Trabalhar o raciocínio e a memória;
* Desenvolver a linguagem oral e a escrita;
* Desenvolver o gosto por poemas e músicas;
* Desenvolver a percepção e a coordenação motora;
* Estimular o ritmo;
* Despertar e educar a atenção e a observação;
* Proporcionar liberdade de auto-expressão;
* Possibilitar habilidades com as mãos; desenvolver o espírito criador;
* Estabelecer relações de quantidade/cor, quantidade total e formas;
* Trabalhar com seqüência de numeração;
* Desenvolver a percepção usual do número.
Conteúdos:
* O Carnaval;
* Linguagem oral e escrita;
* O fazer artístico;
* Apreciação musical
* Expressividade
* Equilíbrio e coordenação;
* Número e sistema de numeração.
* O Carnaval;
* Linguagem oral e escrita;
* O fazer artístico;
* Apreciação musical
* Expressividade
* Equilíbrio e coordenação;
* Número e sistema de numeração.
Recursos:
*Música
* Poemas;
* Parlendas;
* Painéis;
* Jogos diversos;
* Recorte e colagem;
* Vídeos;
* Cds;
* Fantoches;
* Máscaras;
* Murais informativos;
* Brincadeiras infantis
* Parlendas;
* Painéis;
* Jogos diversos;
* Recorte e colagem;
* Vídeos;
* Cds;
* Fantoches;
* Máscaras;
* Murais informativos;
* Brincadeiras infantis
Estratégias:
* Pesquisa;
* Dança,
* Desenho;
* Pintura;
* Festa de carnaval;
* Brincadeiras infantis;
* Ditado;
* Recorte e colagem;
* Carta enigmática
* Literatura infantil;
* Murais informativos;
* Atividades explorando a escrita de letras e numerais.
* Pesquisa;
* Dança,
* Desenho;
* Pintura;
* Festa de carnaval;
* Brincadeiras infantis;
* Ditado;
* Recorte e colagem;
* Carta enigmática
* Literatura infantil;
* Murais informativos;
* Atividades explorando a escrita de letras e numerais.
Cronograma: 1
a 2 semanas.
Desenvolvimento das atividades:
Desenvolvimento das atividades:
O projeto “O carnaval” pode ser desenvolvido embasado na história do Carnaval do Brasil
Para torna-lo interessante, deve-se levar para a sala de aula reportagens e fotos que abordem o assunto. Observando o interesse das crianças pode-se propor para o grupo uma pesquisa como tarefa de casa.
O material que as crianças trouxerem poderá ser apresentado no “momento da rodinha”.(socialização). Todos deverão ter a oportunidade de mostrar sua pesquisa para o grupo e falar sobre ela. Em seguida, poderão confeccionar murais ou cartazes informativos. Estes deverão ser expostos dentro da escola mas em locais de acesso ao público de modo geral, porque despertam a curiosidade e atenção de todos. Os visitantes, os alunos e professores de outros cursos, os pais ou responsáveis pelas crianças, também param para ler, observar e comentar sobre as informações contidas nos mesmos.
Além das atividades específicas como: “rodinhas informativas”, “hora de novidades e surpresas”, pesquisas, comentários de gravuras e observações dirigidas, também poderão ser realizadas, com os alunos, atividades relacionadas que auxiliem no esclarecimento e fixação do tema, explorando a comunicação e expressão através de pantomimas, coro falado, poesias, jogos e recreação.Deve-se
explorar também a matemática, com objetivo de desenvolver conceitos matemáticos e cantar músicas de carnaval, pois é possível constatar que a maioria das crianças não conhece as músicas apresentadas, mas todas aprendem com facilidade.Deve-se portanto, realizar momentos divertidos com muita música e dança.
Culminância: Festa Carnavalesca.
Avaliação:
A avaliação será realizada permanentemente, comprometida com o desenvolvimento dos alunos. Será observado o que sabem fazer, o que pensam a respeito do carnaval e o que é difícil entender, assim como, conhecer mais sobre os interesses que possuem.
A avaliação será realizada permanentemente, comprometida com o desenvolvimento dos alunos. Será observado o que sabem fazer, o que pensam a respeito do carnaval e o que é difícil entender, assim como, conhecer mais sobre os interesses que possuem.
“Quem só deseja demonstrar que está
certo,
termina por agir errado.”(Paulo
Coelho)
Patis 14/02/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário